terça-feira, 5 de outubro de 2010

O admiravel mundo argelino

Muito para contar mas e dificil acertar com as teclas... Gastas do uso e peganhentas dos cuscus. Seja como for, a primeira parte esta quase a acabar. Segue-se a etapa da Tunisia e depois o regresso novamente pela Argelia, mais a Sul.

Hoje, depois de largarmos os impermeaveis em Argel porque estava demasiado calor e ocupavam espaco, comecou a chover. Hoje, depois de dormirmos 5 noites nos albergues, sem agua ou sem agua quente, escolhemos um hotel modesto, mas com sanita. Hoje, e agua por todo o lado, porque o tubo da sanita nao veda. Hoje que tenho tempo, nao tenho teclas.

Toda a viagem tem sido uma descoberta. Tenho tido alguma dificuldade em encontrar palavras para descrever a simpatia que vem do coracao desta gente. Somos bem-vindos. Nos. Nao o nosso dinheiro. Alias, tem e sido dificil pagar alguma coisa. As noites nos albergues, os almocos, os chas, os cafes,... ha sempre um argelino de sorriso pronto e disposto a oferecer. Ou seja, continuamos na Boa Mama!

Temo que mais alguns anos esta genuidade se perca. Vou ter que encontra-las, as palavras, para a entrevista que vamos dar ao jornal nacional, El watan. Vou ter que saber dizer que a ideia europeia da Argelia nao pode estar mais errada. Que ao contrario do que os media e o nosso comodismo nos fazem crer, os terroristas na Argelia nao nascem das arvores, nem espreitam a cada esquina. As ovelhas e os policias sim. Mas e para dizer bem-vindos. Que no mundo islamico ha mulheres livres. Se calhar nao a liberdade que os meus olhos de mulher ocidental acreditam ser a ideal, mas ha. Que o Corao e muito mais do que rezar todo o dia, virado para Meca.

Tinha que haver razao para toda a gente vir exilar-se para ca. 2900 quilometros depois, ainda so vimos dois ou tres estrangeiros. Vimos um patrimonio historico e cultural incrivel, vistas formidaveis, deserto, montanhas, praia, cidades de deixar de boca aberta. Deve ser por nao fechar a boca que ando ha 3 dias com a garganta inflamada. Argelia e um museu vivo, com milhares de anos de historia, com muito bom clima, boa comida e gasolina barata. Mas sem duvida, o melhor da argelia sao os argelinos.

Acabei de ver uma barata que parecia uma tamara com pernas.

















 

2 comentários:

  1. escusavas de estragar a coisa com a barata...palpita-me que teria gostado de ir convosco, mas não sei se voltava...lolll

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. parchita66 vamos ter com eles ?

    Muito bom, muito profundo, muito ... vocês

    Continuem

    ResponderEliminar